sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Banco Denorex e a Lei dos 15 minutos

Salvador, sexta-feira, 30 de janeiro, 13h 45 min. O ano é o corrente e a minha conta é com o Leão. Para honra-la escolhi a agência do meu banco, que fica no Shopping Barra. A fila terminava no último degrau da escada. Média de uma hora e meia para eu conseguir chegar à boca do caixa.

Na parede, sobre os idosos, sentados à minha direita, a Lei dos 15 minutos, impressa. Na minha testa, provavelmente, a palavra otário, porque eu jamais poderia provar que fiquei mais de 15 minutos naquela fila. O meu banco não disponibiliza senha para mim.

15 minutos de bocejos de espera depois, sem a fila dar um passo, uma senhora inicia um motim lá na boca do caixa. A fila ganha voz e ela começa a berrar e bater no balcão: “quero ser atendida! Quero ser atendida!...”, eu também queria. Eu e a torcida do Bahia. Mas continuávamos ali, juntos esperando Pituaçu chegar.

Ela alegava que o caixa do meu banco, que também era o banco dela, estaria dando preferência a fura filas. Coisas do Brasil. Vícios irremediáveis, ou melhor, malandragem incurável, visceral. O Brasil é dos espertos. O meu banco também é.

Mas voltemos à fila. Outra senhora apóia a líder da fila de cá e mais uma boca berra ali, outra acolá, um caixa pára em protesto, o outro segue o companheiro, vira movimento sindical, o gerente aparece e eu desapareço dali. Desisto daquela agência do banco que é todo meu e agora, de mais alguns milhões de servidores públicos que eram clientes do Bradesco.

Parto a milhão. Rumo até a agência do meu banco que fica no bairro da Graça. Era meu último dia para fazer o Leão sorrir. E aquela conta só poderia ser paga no meu banco. Uma pena. Dessa vez, a fila terminava na porta giratória e eu ainda era o último colocado. Eram 14h 23 min quando cheguei.

A Lei dos 15 minutos também estava lá, impressa, disfarçada entre uma persiana e a janela. E às 16h eu fui finalmente atendido. Honrei minha dívida com e Leão, já quase mordendo a própria orelha, porque o meu banco, mais uma vez, em mais um dia de pagamento dos seus novos donos, me fizera perder uma tarde inteira.

Mais uma vez, o meu banco colocara apenas 4 caixas atendendo uma fila enorme. Um deles só dos idosos. Mais uma vez, eu me senti enganado pelo banco que diz na mídia que é meu, da Maria, do João, seu e da torcida do seu time. O Banco Denorex. Aquele que parece nosso, mas não é.

Como a Lei dos 15 minutos, que parece Lei, mas não é, porque não funciona para todos os bancos. Apenas para aqueles que se comportam como empresas de verdade e nos tratam como clientes de verdade. Não é o meu banco.

5 comentários:

  1. Gostei muito da fluência textual.
    Excelente texto.
    O de baixo deixei para comentar aqui também, igualmente excelente. Essa lei de 15 minutos, realmente é risível, outro dia eu passei por uma coisa interessante, cheguei no banco e requisitei uma senha(notei que a file me proporcionaria uma renda extra devido à lei vigente e ao tamanho da mesma) o gerente, ao ver que eu requisitara uma senha - também pelo fato de estar eu usando paletó e gravata - me chamou no canto e me atendeu preferencialmente. Ao sair, deixei a minha consciência de cidadão tomar de volta o lugar que por breves instantes esteve ocupado pelo "jeitinho brasileiro" me coloquei à frente da fila e perguntei: Algum de vocês pegou a senha? aqui disponibiliza a senha e a lei é de apenas 15 minutos de espera.

    Creio que nesse momento eles se perguntaram porque eu usava um paletó e se arrependeram de me terem dado atenção especial.

    Paloso, muito paloso.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA A MATÉRIA, ESTOU ENTRANDO COM UM PROCESSO CONTRA O BANCO REAL, ME DEIXARÃO DURANTE UMA HORA NA FILA, ENTÃO PEGUEI UMA SENHA COM O HORÁRIO DE ENTRADA NO BANCO QUANDO FUI ATENDIDA PEDI QUE A A TENDENTE AUTENTICASSE A MINHA SENHA com o horário de saída, em seguida colhi 2 assinaturas de pessoas que também espera vão como eu pelo atendimento, sai de lá e fui direto ao juizado de pequenas causas e agora estou aguardando quero só ver até onde as leis deste pais vai...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é "PERES" e gostei muito do texto e por isso resolvi comentar. O autor de fato deixou muito claro o intuito do texto e o que muito me prendeu ao mesmo foi a critica de forma irônica que de fato merece mesmo uma nota 10. Para deixar aqui também meu protesto... Moro em Montes Claros/ Minas Gerais, sou auxiliar de escritório e vou uma e/ou até tres vezes ao banco (Banco do Brasil), nunca, jamais eu sair do Banco com menos de duas horas. Outro dia fui ao banco peguei a senha 2hrs:27min e só sair do banco às 19hrs:45min. Fiz como a senhora do texto e até Chamei o gerente, avisei que eu tinha prova na faculdade, que eu estava até aquela hora sem almoçar o até ameacei de entrar com um processo, e o que eu ouvi foi: Processo, num tem gente não jovem, é assim mesmo. Você não vai ser o primeiro nem o milésimo a entrar com um processo contra o banco e não ganhar este processo. O jeito é você esperar e pronto!!!

    Nossa como tenho orgulho de ser BRASILEIRO, mas em horas como esta, este orgulho vira frustração e sei que o GRANDE sempre cala o PEQUENO!!! Mas até quando?

    O dia que eu achar mais uns cinco corajosos, irei abrir um processo contra o banco aqui em Montes Claros...

    Desde já agradeço pelo espaço e continuem comentando o texto que de fato é muito bom!

    ResponderExcluir